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6 dicas de como desenvolver a liderança

Agora que você entendeu o papel do líder em uma organização, veja algumas dicas que separamos para desenvolver essa habilidade de liderança. Confira os próximos tópicos.

Identifique as competências

Preste atenção em sua equipe e no desenvolvimento das tarefas. Um líder não precisa ser necessariamente a pessoa que toma a frente dos projetos e dá aquele gás no pessoal.

Existem referências técnicas, intelectuais e de relacionamento. Saiba garimpar quem são essas pessoas respeitando o perfil de cada um.

Muitas vezes aquele colaborador mais introspectivo pode ser quem dá as melhores ideias e resolve os grandes problemas.

Cabe ao gestor identificar esse comportamento e ajudá-lo a desenvolver habilidades que ainda não tem domínio para se tornar o líder que a empresa precisa.

Desenvolva a empatia

Bons líderes têm uma capacidade de se colocar no lugar do outro acima da média. Na gestão de equipes é fundamental que quem está à frente saiba olhar para o todo com a visão dos diferentes profissionais envolvidos.

Uma boa forma de fazer com que os colaboradores desenvolvam a empatia é reunir a equipe para analisar uma situação real pela qual a empresa passou. Não precisa ser algo que deu errado, pode ser um case de sucesso.

Abra a palavra para que cada um explique qual foi seu papel naquele caso e para que os outros possam entender o porquê do desenrolar dos fatos e também pergunte aos outros funcionários como eles teriam reagido na ocasião.

Isso fará com que todos aprendam a olhar o trabalho sob a ótica do colega.

Aplique treinamentos

Existem programas de consultorias, treinamentos específicos e profissionais gabaritados que atuam na formação de novos líderes.

Considere o investimento que pretende fazer na formação dos futuros gestores da companhia e vá em busca dos melhores instrutores.

Ter uma dinâmica de atendimento individual e em grupo é importante nesse processo.

Aliar a vivência dos atuais gestores com a experiência e a visão de alguém que vem de fora garantirá uma formação completa dos novos líderes.

Distribua responsabilidades

É comum que os gestores centralizem muito as funções que poderiam distribuir entre a equipe.

Saber delegar tarefas e compartilhar as responsabilidades faz bem para a equipe e também para o gestor.

Ao mesmo tempo em que a agenda do líder fica menos corrida e ele terá tempo para pensar sobre o que está sendo feito e buscar melhorias para os processos da empresa, os colaboradores sentirão o peso de tomar decisões e estarão mais preparados para assumir cada vez mais o protagonismo.

Estimule a autogestão

Ajude o funcionário a encontrar o melhor método de trabalho. Estipule as metas e faça a cobrança na hora que for necessário, mas respeite o modo de fazer de cada um. Fique à disposição para aconselhá-lo, mas não exija que ele repita exatamente as suas ações.

Permita que ele faça o próprio gerenciamento. Entenda que até ele encontrar a sua forma de atuação será preciso paciência e estímulo, mas que ninguém melhor do que ele saberá encontrar o melhor modus operandi dentro das funções que precisa desenvolver.

Tenha um processo eficiente de feedback

O feedback é importante para todo trabalhador, mas, no caso de desenvolvimento de líderes, ele ganha ainda mais importância. É no momento de analisar o que foi feito a melhor hora de apontar os erros e acertos e tirar o melhor de cada experiência.

Saiba elogiar na mesma medida em que critica. Quando acontece um deslize, aponte de forma respeitosa onde o funcionário errou, mas quando ele superar a expectativa, não deixe de parabenizá-lo e demonstrar que fez um bom trabalho.

Desenvolver as habilidades de liderança aumentará a produtividade não só do colaborador, mas de todos em volta dele.

Uma boa figura de gestor minimiza os conflitos e melhora o clima organizacional, pois, além de contribuir para a melhora dos resultados, ele também serve como ponte entre os colegas.