Recursos Humanos - Nepuga | Fapuga

Como funciona o Desenvolvimento de carreira?

No Nepuga | Fapuga, temos o compromisso de ajudá-lo a desenvolver as habilidades práticas necessárias para se destacar em sua função atual e atingir suas metas de desenvolvimento profissional e carreira de longo prazo.

O desenvolvimento de carreira é o processo pelo qual uma pessoa planeja e avança em sua trajetória profissional. Isso envolve identificar objetivos profissionais, adquirir habilidades e experiências, e fazer progressos em direção a esses objetivos.

Alguns passos comuns no desenvolvimento de carreira incluem:

  1. Autoconhecimento: É importante compreender suas habilidades, interesses, valores e motivações antes de planejar sua carreira. Isso pode ajudá-lo a escolher a carreira certa e a se preparar para as mudanças que possam surgir ao longo do tempo.
  2.   Definição de objetivos: Determinar seus objetivos profissionais é uma etapa importante no desenvolvimento de carreira. Isso pode incluir metas de curto, médio e longo prazo, tanto em termos de posições ocupadas quanto de habilidades a serem adquiridas.
  3.   Aquisição de habilidades: Adquirir novas habilidades e aprimorar as existentes é fundamental para o avanço na carreira. Isso pode incluir a participação em treinamentos e cursos, a leitura de livros e a busca por oportunidades de aprendizado no trabalho.
  4.   Networking: Desenvolver relações profissionais é uma parte importante do desenvolvimento de carreira. Isso pode incluir a participação em grupos e organizações relacionados à sua área de atuação, o estabelecimento de contatos com profissionais de sucesso e a participação em eventos de networking.
  5.   Experiência de trabalho: Adquirir experiência relevante em sua área de atuação é fundamental para o desenvolvimento de carreira. Isso pode incluir a aceitação de novos desafios no trabalho atual, busca por novas oportunidades de trabalho e a consideração de mudanças de carreira.

 

Lembre-se de que o desenvolvimento de carreira é um processo contínuo e pode mudar ao longo do tempo. É importante estar sempre disposto a aprender e se adaptar às mudanças do mercado de trabalho e aos próprios objetivos profissionais.

Como fazer desenvolvimento de carreira?

10 Dicas de como elaborar um plano de carreira

  1. Desenvolva o seu currículo: mantenha-o atualizado com as suas qualificações, experiências de trabalho, habilidades e objetivos profissionais.
  2. Se inscreva em cursos de qualificação profissional: isso lhe dará novas habilidades e conhecimentos sobre assuntos relacionados à área de atuação.
  3. Participe de seminários e palestras: aproveite as oportunidades de aprender e interagir com outros profissionais.
  4. Estabeleça objetivos profissionais: defina e anote suas metas a curto, médio e longo prazo.
  5. Estabeleça uma rede de contatos: conheça pessoas que possam lhe ajudar a conseguir oportunidades de emprego.
  6. Participa de grupos online: interaja com pessoas nas redes sociais e fóruns de discussão específicos da sua área de atuação.
  7. Faça voluntariado: use o seu tempo para ajudar outras pessoas e desenvolver novas habilidades.
  8. Seja flexível: esteja aberto a novas oportunidades e experiências.
  9. Tenha uma boa postura profissional: desenvolva boas relações interpessoais e mantenha um bom relacionamento com os seus colegas de trabalho.
  10. Tenha uma mente aberta: mantenha-se atualizado com os novos desenvolvimentos na sua área de atuação.

 

Quais são as etapas de desenvolvimento de carreira?

1. Autoconhecimento: entender quais são seus interesses, pontos fortes e o que você deseja alcançar.

2. Planejamento: definir suas metas e identificar o que precisa ser feito para alcançá-las.

3. Preparação: desenvolver as habilidades necessárias para alcançar suas metas profissionais.

4. Busca de oportunidades: procurar por oportunidades profissionais relevantes para sua carreira.

5. Execução: aplicar aos processos seletivos e obter as experiências necessárias para crescer.

6. Avaliação: avaliar seu desempenho e acompanhar seu progresso.

7. Ajustes: ajustar seu plano conforme necessário para alcançar seus objetivos.